quarta-feira, 25 de março de 2015

ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FORUM BAIANO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL – FOBAP
ANO 2015


Aos seis dias do mês de março do ano de dois mil e quinze, foi realizada a segunda Reunião Ordinária do Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional – FOBAP, na Sede do SINTTEL, localizado na rua Bela Vista do Cabral, 237 – Nazaré, das 8:30 às 12:00. Como de costume a reunião foi iniciada pelo representante da casa, o Sr. Joselito Ferreira, que deu as boas vindas e fez uma reflexão a cerca dos desafios que os Sindicatos têm com a Aprendizagem, principalmente sobre a questão do dialogo da inserção e das atividades de adolescentes no Call Center. A Sra. Tereza também representante do SINTTEL sinalizou que fez novamente o convite aos outros sindicatos para o retorno da participação no Fórum. Em seguida a Sra. Marli Pereira, presidente do FOBAP, deu inicio a reunião apresentando as seguintes pautas: 1. Palestra sobre a ASOs – Dr. Paulo Conceição – AFT; 2. Calendário das reuniões – datas e locais (30/03 – próxima); 3. Aprendiz privado de liberdade; 4. Reunião do FNA; 5. Reunião do Comitê de Aprendizagem; 6. Resultados das reuniões do Eixos; 7. Pauta da próxima reunião; 8. Palestra sobre o e-social. Dando seguimento, passou a palavra para Dr. Paulo, que palestrou sobre “A importância do Atestado de Saúde Ocupacional – ASO e a Validade dos Atestados Médicos”, a apresentação foi disponibilizada pelo palestrante e será enviada por e-mail para todos os integrantes do Fórum, além de ser inserida no blog. A Presidente chamou atenção dos integrantes sobre a importância da palestra, pois ela sempre é consultada para dar explicações sobre este assunto. Após a palestra a presidente aproveitou as falas dos integrantes que foram feitas ao palestrante para lembrar da necessidade de todos enviarem as pautas para a reunião ordinária e também cobrar à Secretaria Executiva do FOBAP se a pauta realmente foi inserida. Que as duvidas individuais devem ser enviadas como pauta para o gmail: forumaprendizagem.ba@gmail.com pois estas podem ser duvidas também de outros participantes., tais como: legislação, procedimentos da aprendizagem, dentre outros. Neste momento a presidente passa a fala para uma convidada, a Sra. Poliana, que é produtora cultural, mediadora e professora, e convida a todos para conhecer o trabalho realizado pelo SENAC Pelourinho, além de propor a ideia de ter as artes como lugar da aprendizagem. Solicita a todos que sensibilizem as pessoas e principalmente adolescentes e jovens a irem ao teatro. Os contatos para participar são: madiacaocultural.sesc@gmail.com / Tel: 33244522. Aproveita ainda para informar que no dia vinte e sete do mês corrente estará sendo realizado o “Viva teatro! Viva o Circo!” no SENAC Pelourinho. A presidente pede desculpas por não ter colocado esta pauta, e chama atenção da Secretaria Executiva para colocar em reunião próxima combinando com a Sra Poliana alguma atividade para o Fórum. A Sra. Poliana oferece também o espaço do teatro no SENAC pelourinho para a realização do Fórum. Sobre a pauta 3, aprendiz privado de liberdade é informado que durante o período em que o adolescente e jovem e se encontra privado de liberdade, o contrato de trabalho considera-se suspenso, devendo a empresa requerer a autoridade competente, certidão do mandato de privação. O contrato só deve se extinguir nas hipóteses do art. 433 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Conforme o Art. 482, “d” da CLT constitui justa causa para a rescisão do contrato de trabalho pelo empregador a condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena. Fundamentação da CLT arts. 477, Paragrafo 1º e 482. Algumas perguntas foram feitas pelos presentes e respondidas pela presidente do Fórum. Sobre a pauta 4, a reunião do Fórum Nacional de Aprendizagem, foi apresentada a Ata e vários depoimentos de sucesso de entidades e aprendizes, inclusive um projeto de aprendizagem da Rede Sarah. A presidente pede que inclua em pauta das próximas reuniões um convite a Rede Sarah para apresentação deste projeto. Outro ponto discutido em reunião foram as posses dos eleitos. A Sra Jane da ACOPAMEC diz que esta levando esta discussão para a próxima reunião do Eixo metodologia, no sentido de verificar sobre esta posse, já que foi informado que só poderiam tomar posse as instituições que tivessem uma abrangência de atuação em 10 estado brasileiros. Que ela procurou na Lei da Aprendizagem e não informa nada a respeito. Que esta é uma discussão publica e será trazida ao FOBAP na próxima reunião a opinião do Eixo. Apenas duas instituições tomaram posse. Sobre o PRONATEC APRENDIZ, foram ratificadas as informações anteriores dadas em reuniões; há uma possibilidade de inclusão das ESFLs para aprendizagem na administração pública. Que há uma moção pública do CIEE para a implantação do PRONATEC Aprendiz nas instituições sem fins lucrativos (ONGs). Que esta sendo realizado um movimento para que as pequenas empresas também façam parte do programa referido e que há um interesse da Secretaria do ME e da EPP; Sobre a questão da capacitação JADE, as instituições do Estado da Bahia precisam se inscrever para mostrar o interesse do estado pela capacitação, que deve direcionar a aprendizagem para o esporte, a exemplo de: praticas de esportes. O JADE pretende ainda ampliar as oportunidades de formação profissional nas atividades típicas do setor clubístico, as ocupações da pratica esportiva, da administração esportiva e da organização dos eventos. Mas que é preciso chamar atenção para não inserir os adolescentes menores de idade em atividade insalubres. As inscrições devem ser feitas com o assunto “CAPACITAÇÃO JADE – Cidade: Nome da cidade” para o email: aprendizagem.sppe@mte.gov.br, com o seguintes dados: Nome e razão social da entidade qualificadora; nome completo, CPF e RG do participante (dois no máximo) telefone e e-mail. Neste momento a presidente pede que registre a possibilidade da reunião dos eixos serem realizadas no Instituto Loreta Valadares, já que constava a presença no auditório da Sra. Celina, Diretora da casa que atua com a questão da Violência contra as mulheres no atendimento direto a esta demanda. E pede para marcar uma pauta nas próximas reuniões com a Sra Celina sobre o assunto. Ainda como pautas da reunião do FNA foram apresentadas os Fóruns Estaduais e a Bahia foi representada pelo Isbet, Acopamec, FCM, Pastoral do Menor e a SINTTEL. Novamente foi citado a importância da presença dos sindicatos e principalmente a SENALBa, a qual deve ser feito convite formal do Fórum para a adesão, já que esta trabalha com as instituições formadoras. Após um breve parada para um lanche, foi dada a informação do encontro que será realizado no dia 20/03 na ASA, uma capacitação sobre aprendizagem aos Conselhos Tutelares e convidados afins, às 14hrs. Será ainda abordada a alteração da nova Lei através da discussão da antiga resolução e como os conselhos podem contribuir nesta discussão. Sobre a pauta 5, Comitê de Aprendizagem foi informado que serão realizadas ações conjuntas entre SIT e SPPE – tendo como sugestão de elaboração de portaria conjunta entre SIT e SPPE para Sistema S a fim de informar, com periodicidade anual ou semestral, os cursos e a quantidade de matrículas que pretendem ofertar em cada município/estado, sendo que essas informações serão relacionadas as vagas mínimas que poderão ser alteradas de acordo com a demanda de fiscalização; que o MTE, informaria o potencial de cada setor de atividade, por município, com base no somatório das cotas dos contribuintes de cada um dos Serviços, para orientar o planejamento desses entes (que hoje trabalham basicamente por demanda). Foi apresentado ainda, o Arco Ocupacional do Desporto e sugerido que os auditores enviassem um cronograma para capacitação de entidades formadoras nos estados, e que a SPPE apresentasse nos fóruns estaduais o arco desenvolvido; Também foi informado que o material didático do Arco Ocupacional do Desporto já está disponível no Portal do MTE (http://portal.mte.gov.br/politicas_juventude/arco-ocupacional-setor-do- desporto.htm). Neste sentido devem ser realizados os cadastros das turmas e dos jovens na plataforma caso não tenha. Sobre os Programas de Aprendizagem diferentes do CONAP – Cursos sistema S, foram apresentadas as regras de definição de carga horária estabelecidas na Portaria MTE 723/2012 e acordado que todos os programas de aprendizagem deverão respeitar às 800 horas mínimas previstas na portaria, sendo 400 horas teóricas e 400 práticas; Que deve-se alterar o termo “filial sem CNPJ” para Unidade sem CNPJ; que deve ser realizada a disponibilização de relatório que permita consulta pelo número do curso, e que conste a jornada e carga horária cadastrada para cada turma; além da disponibilização de Declaração de matricula do aprendiz com a jornada contratada, logo após a finalização do encaminhamento do jovem para turma; A Sra. Jane ficou de encaminhar ao Fórum modelo de declaração de matricula, a fim de garantir este item. Que se deve alterar o termo “data de recebimento do termo de compromisso” para “data de análise do termo de compromisso”, ou incluir um campo de status do termo; Que o envio de alerta para o e-mail do auditor com cada alteração e deixar a opção no próprio sistema se o auditor tem interesse em receber por e-mail ou somente no sistema Mais Aprendiz. Quando a formação não justificar uma formação de 400 horas será estimulado que as entidades utilizem a formação por arco ocupacional; Que as entidades podem propor novos arcos ocupacionais ou itinerários formativos para serem incluídos no CONAP, que serão avaliados pela equipe CGPI. No cadastro da turma, inserir trava que não permitirá a criação de novas turmas sem que aja algum uploud no cadastro da instituição, principalmente quanto ao quadro técnico docente; Ao suspender um curso não permitir que a entidade com curso suspenso cadastre um novo curso na mesma CBO; Possibilidade de impressão de declaração que informa que o curso esta em processo de análise; Elaboração de manual de acesso e principais funcionalidades do sistema Mais Aprendiz; Sobre a Resolução 164 do CONANDA a SPPE providenciará o envio ao CONANDA das sugestões recebidas pelo Fórum Baiano e Gaúcho. Na questão relacionada a articulação de ações dos Fóruns Estaduais com o Fórum Nacional, foi definido que:  1. A SPPE providenciará a criação de um grupo eletrônico de discussão entre os Fóruns estaduais e o Fórum Nacional; 2. Participação dos jovens e que fosse incluído no regimento interno um espaço para os Fóruns Estaduais; 3. A SPPE enviará o regimento interno do FNAP para o conhecimento dos auditores, e os mesmos poderão nos enviar sugestões de alteração que visem tornar o Fórum um espaço mais democrático. 4. A SPPE elaborará minuta de portaria para formalizar os Fóruns estaduais dos estados de Tocantins, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Piauí; 5. A SPPE e SIT trabalharão para inaugurar os Fóruns Estaduais nos seguintes estados: Rondônia; Goiás; Acre; Roraima; Sergipe e Mato Grosso. Com isso, pretende-se fortalecer a articulação de ações dos Fóruns Estaduais com o Fórum Nacional inclusive com sugestões para que o Fórum Nacional se torne mais democrático. No que diz respeito aos informes dos Programas de aprendizagem a distância – Anexo II da Portaria MTE 723/2012:  1. O termo de compromisso autorizará a validação dos cursos pela SPPE desde que não haja curso validado na mesma área e no mesmo município; 2. Poderá ter mais de um curso EAD validado no mesmo município, na mesma área ou não; 3. Deverá ser considerada a plataforma com controle de acesso como requisito superior ao local da aprendizagem à distância, sendo que tal plataforma deve ter total controle do acesso e da jornada feita pelo aprendiz, os equipamentos e acesso a internet sempre serão de responsabilidade da entidade formadora; 4. Programas coorporativos para empresas públicas que contratam por licitação poderão ser validados na modalidade à distância, ainda que tenham outros cursos presenciais no município de atendimento; Porém se a entidade contar com estrutura física adequada no município o atendimento devera ser presencial; 5. Os encontros presenciais deverão ser informados no momento do cadastramento do curso, sendo recomendado que aconteçam pelo menos 03 encontros presenciais e as avaliações sempre serão presenciais; 6. O programa coorporativo deverá ter um cadastro diferenciado na plataforma, sendo que a entidade informará a empresa pública que será atendida. Após estes informes a Sra. Valeria representante do SENAI, informou que a instituição esta construindo uma proposta para o EAD, que já existem turmas que fazem esta modalidade da educação e que manterá o FOBAP informado a respeito dos avanços e dificuldades. A representante da SESCOOP, também fala da parceria com o SENAC no Paraná e que pode trazer a experiência para o FOBAP. A Sra. Jane informa que o Eixo metodologia vem discutindo esta questão e que existem pontos a serem tratados a exemplo de pensar qual o jovem que esta sendo atendido nesta modalidade? E as aulas que estão estipuladas na Lei da Aprendizagem com os assuntos que devem ser oferecidos de forma presencial? Diz ainda que tem feito um esforço para compreender esta modalidade e que o Fórum precisa refletir se é algum estigma de alguns integrantes ou se há outras questões principalmente de âmbito metodológico-filosófico. A Sra. Valeria diz que depende da instituição, da formação e das parcerias para que esta modalidade seja oferecida com qualidade. Como proposta para a discussão da EAD no Fórum, o SENAI ficou responsável em trazer alguém do seu Núcleo de Educação a Distancia para apresentar os fundamentos, potencialidades e riscos desta modalidade e também das experiências com os jovens. Retomando a pauta da reunião do comitê foram discutidos ainda o passo para cadastro no juventudeweb em parceria; o parecer da nº 18/2014/DECOR/CGU/AGU e o envio de nota técnica que autoriza a contratação de estagiários. Foi registrado que na ultima reunião do Eixo Metodologia compareceram 21 integrantes de entidades do Fórum. Sugere-se como pautas para a próxima reunião: 1. E-social – plataforma de inclusão de empregados, com o Sr. Jose Onorio; 2. EAD – Palestrante SENAI; 3. Apresentação da Rede Sarah sobre o projeto de Aprendizagem na musica; dialogo sobre a violência contra a mulher – Sra Celina do Instituto Loreta Valadares; Apresentação do SENALBA. Estas pautas podem ser alteradas e remanejadas para outras datas e outras pautas podem ser sugeridas e incluídas. A próxima data das reuniões dos Eixos metodologia (na sede da SINTTEL) e Perfil Social (na sede do instituto Loreta Valadares) serão no dia 27 de março, às 9h. os endereços serão enviados pelos seus integrantes responsáveis. A próxima reunião ordinária do FOBAP foi alterada do dia 27/03 (sexta-feira) para o dia 30/03 (segunda-feira) no mesmo horário, no Auditório do SENAI/SIMATEC, localizado na Avenida Orlando Gomes. Maiores informações e para alterações nesta ata, entrar em contato com a Secretaria Executiva do FOBAP, Sr. Luiz Araújo, através do email: forumaprendizagem.ba@gmail.com e/ou pelo cel: 9931-5516. Eu, Luiz Antonio Almeida de Araújo, assino esta ata juntamente com os demais representantes do FOBAP através da lista de presença.

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