quinta-feira, 20 de junho de 2013

Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional da Bahia reúne entidades e Órgãos na última reunião Itinerante do ano

logotipo ba
Salvador, 19/06/2013 – Na última sexta-feira, cerca de 50 Parceiros da Aprendizagem reuniram-se no Grand Palladium Imbassaí Resort & SPA para a realização da 5ª Reunião Ordinária do Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional (Fobap). A reunião foi promovida pelo Instituto Imbassaí que providenciou transporte e recepcionou os integrantes do FOBAP com café da manhã.



O evento foi aberto pelo Diretor Superintendente do Instituto Imbassaí, Francisco José de Oliveira e pelo Gerente de Recursos Humanos do Resort Grand Palladium Imbassaí, Adilson Rizério, que deram as boas vindas aos participantes. Na oportunidade, Francisco apresentou o Programa Jovem Aprendiz e outros projetos desenvolvidos pelo Instituto e pelos parceiros ligados à rede hoteleira e de turismo da região do município de Mata de São João e ressaltou resultados significativos das ações sociais, como por exemplo, um percentual de 70% dos funcionários dos hotéis da região serem da comunidade de Imbassaí.

A Presidenta do Fórum e auditora fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Marli Costa, informou sobre os pontos da pauta da reunião, dentre eles, os resultados da reunião do Fórum Nacional de Aprendizagem, que ocorreu em Brasília. Um dos assuntos discutidos foi a Portaria 723/2012, principalmente ao que se refere à obrigatoriedade de manter as 80 horas de teoria prévia do programa de aprendizagem antes do encaminhamento do jovem para a formação prática dentro da empresa. Em relação ao tema, Marli informou que até que se tenha uma definição oficial do Ministro do Trabalho e Emprego, as Instituições formadoras devem seguir, até 30 de junho de 2013, as instruções da Portaria 615/2007 e depois acatarem as definições da Portaria 723/2012 com suas alterações.

A reunião ainda contou com a presença da Coordenadora do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência (PCD´s) no Mercado de Trabalho, da SRTE/BA, Graça Porto, que apresentou o trabalho da Superintendência sobre a inserção de PCD´s e ressaltou a importância em contemplar esse assunto nos programas de Aprendizagem. “Sobre a realidade dos PCD´s é necessário não só a ação de fiscalização, como também a articulação dos Órgãos, Entidades, Empresas e Sociedade no intuito da construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, ressaltou Graça.

Outros pontos da pauta foram refrentes a divulgação do Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado e Trabalho e das atividades promovidas pela SRTE/BA que marcaram o 12 de junho – Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, como o seminário “O Papel da Comunicação no Combate ao Trabalho Infantil” e o lançamento do vídeo “Impacto do Trabalho Precoce na Saúde de Crianças e Adolescentes”, do médico e auditor fiscal do trabalho Dr. Gerson Estrela.

Após o término da reunião, o resort ofereceu um almoço aos participantes, que proporcionou uma integração entre as instituições parceiras do Fórum.

O evento encerrou o ciclo de reuniões itinerantes do FOBAP. A partir de julho/2013, as reuniões serão nas salas de vídeo conferência do Instituto Anísio Teixeira, abrangendo, dessa forma, as principais cidades do interior da Bahia, o que promoverá a interiorização das ações do Fobap.


Nenhum comentário:

Postar um comentário