O FOBAP promove reuniões mensais e capacitações sobre a legislação da aprendizagem (Lei 10.097/2000), com vistas a oportunizar aos jovens baianos, principalmente os de perfil sócio-econômico mais vulnerável, o ingresso no mercado de trabalho com qualificação profissional.
Desde a publicação da Lei, o número de instituições formadoras e de cursos de formação profissional vem crescendo em vários municípios do Estado, o que se pode constatar pelo Cadastro Nacional de Aprendizagem presente no site www.mte.gov.br. No entanto, dentre os 417 municípios baianos, apenas 20 cidades tem empresários envolvidos com a aprendizagem.
Em todos os estados brasileiros se discute a Aprendizagem com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho e atender a demanda por mão de obra qualificada das empresas. É preciso, então, difundir a aprendizagem como instrumento de mudança social.
Essa mudança social acontece na medida em que o adolescente/jovem tem oportunidade da primeira experiência profissional, acompanhada de qualificação. O empresário, por sua vez, tem a possibilidade de investir na formação profissional mais adequada a sua área produtiva, além de criar um ambiente de aprendizado para toda a sua equipe. Enfim, com a Aprendizagem Profissional, vislumbram-se novos rumos de motivação e esperança para a sociedade.
O Seminário Empresa, Juventude e Mercado de Trabalho: Novos Rumos pretende ser um marco na difusão da Lei da Aprendizagem e do FOBAP.
Convidamos a todos a serem PARCEIROS DA APRENDIZAGEM para transformar a realidade social através da educação profissional.
Salvador, 18 de novembro de 2010
MARLI COSTA PEREIRA
PRESIDENTE DO FÓRUM BAIANO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL - FOBAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário