terça-feira, 19 de abril de 2011

Ata da 1ª Reunião da Coordenação Colegiada do FOBAP


Ata da 1ª Reunião da Coordenação Colegiada do FOBAP
Auditório – SRTE  -  07 de janeiro de 2011

INFORMES
1.      O Fórum convida as entidades qualificadoras e que fazem a intermediação de Mão de Obra de Pessoas com Deficiência e as entidades que desejam fazer formação de aprendiz-pessoa com deficiência  para uma reunião no Ministério Público do Trabalho (Corredor da Vitória)  a fim de discutir a inserção/qualificação  de pessoas com deficiência na aprendizagem com qualificação no mercado,  no dia 14 de janeiro de 2011

2.      Saiu a portaria que permite parcerias entre instituições para fazer formação de aprendiz. Site do M.T.E – Legislação (portaria – 2010) (Portaria Nº 2.755, de 23/11/2010 -Dispõe sobre a realização de cooperação ou parcerias entre entidades sem fins lucrativos para o desenvolvimento e a execução dos programas de aprendizagem).
ENCAMINHAMENTOS
3.      Na reunião ordinária de fevereiro, disponibilizar a sistematização e as apresentações do Seminário juntamente  em cds/mídias. (responsável André e Marli)
4.      Fomentar a participação das Associações de Bairro e Escolas Técnicas (distribuir os bairros com os integrantes da Coordenação Colegiada)
5.      Rever metodologia da reunião do fórum colocando momentos de esclarecimentos da legislação e questões da aprendizagem e diminuir o número assuntos em pauta. A cada reunião, a CC escolherá uma  instituição formadoras para escolher um case sobre aprendizagem/PCD para alguma empresa  apresentar. (Responsável Coordenação Colegiada)
6.      Avaliar junto ao empresariado que já participou do Fórum sobre a qualidade, as pautas e o que espera deste espaço, enfatizando os pontos positivos,  negativos e sugestões. (mandar por email ) – Responsável: Luiz, André e Cíntia/CIEE
7.      Estudar como convencer a participação das empresas quando em audiência ( Responsável: poder público e instituições)
8.      Tabular participação das empresas nas listas de presença do FOBAP em 2010. (Luiz e Edmea)
9.      Cronograma de reuniões:
Janeiro – 21 – Auditório SRTE, 8:30h.
Fevereiro – 18
Março – 18 Auditório do Comerciário – Rua Francisco Ferraro, n 53, Nazaré ( Ao lado do Colégio Central / Próximo a APLB
Abril – 15 - APAE
Maio – 20 - EMBASA
Junho – 17
Julho – 15
Agosto – 19
Setembro – 16
Outubro – 21
Novembro – 18
Dezembro – 16
·         Divulgar pedindo os espaços para os Integrantes  - responsável : Luiz
10.  Alterar Regimento incluindo segmento dos PCDs, criando a Secretaria de Comunicação e criar mecanismos para exonerar da CC o titular/suplente que não está comparecendo. (Responsável: Marli e Luiz)
11.  Datas para as reuniões dos segmentos – Dia 21/01 na reunião do FOBAP será feita uma enquete com os participantes para identificar os candidatos para a Eleição da CC. (Mandar junto com o convite eletrônico). Caso haja até 02 candidatos por segmento, estes estão automaticamente eleitos; caso tenha haja mais de 02 candidatos  por segmento, haverá reunião no dia 08/02, 8:30, no auditório da SRTE para eleição, com a participação de 02 pessoas da CC.(Responsável: Luiz, André e Edmea)
12.  Os segmentos são:
Entidades formadoras –
Sistema S –
Representantes dos Empregados –
Representante dos Empregadores –
Sociedade Civil –
Orgãos Governamentais –
Escolas Técnicas –
Conselhos Representativos –
Entidades de PCDs -
13.  Divulgar o FOBAP através da participação em outros espaços.
14.  Convidar os participantes da palestra realizada no IRDEB, promovida pela AMOFE, para convidar para participar do Fórum (inclusive as pessoas do IRDEB) – (Responsável Luiz e Sandra)
15.  Marli vai marcar reunião da Superintendente da SRTE com a Secretaria de Educação Municipal e Estadual .
16.  Falar com Joilma sobre a reunião das secretarias SAEB e SETRE.
17.  Marcar reunião com SEBRAE – (Luiz e Marli)
18.  Interiorização – fazer roteiro de como potencializar a aprendizagem no interior do Estado. Sugerido os seguintes pontos: - convidar os responsáveis pelas Gerencias do M.TY.E. para participarem das reuniões do Fórum; listar ranquiar o potencial de contratações das cidades; pesquisar ESFL das cidades para propor habilitação ou parcerias entre instituições; contar c/ o Sistema S.  Elaborar plano de ação nos interiores do Estado.
19.  Dias 10 e 20 de janeiro – palestra com algumas empresas na SRTE.

Secretaria Executiva do FOBAP

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