sexta-feira, 24 de maio de 2013

CARTA ABERTA DESRESPEITO A QUEM LUTA POR DIREITOS E FAZ PARTE DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Após mobilização de integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de todo o País, especialmente de Salvador e da Bahia denunciando a situação precária da estrutura de Órgãos imprescindíveis e constitucionais, especialmente os Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos, com as deliberações aprovadas em Conferencias Municipais, Estaduais e Nacional, o Governo Federal apresentou, através da SDH – Secretaria de Direitos Humanos, com status de Ministérios, ações para reduzir as fragilidades.
Acrescente-se a estas considerações relatórios (da Ouvidoria da Câmara, do CMDCA, do Ministério Público, etc), denúncias, reportagens extensas e 5 (cinco) títulos de Prefeito Inimigo da Criança ao ex-Prefeito João Henrique, cuja gestão foi a que mais sucateou as estruturas e políticas que deveriam proteger e defender a Infância e Juventude.
Um destes programas, surgido pela demanda da Sociedade Organizada, da constatação da ineficiência da aplicação da política de defesa e proteção é a transferência do Governo Federal a 1000 (mil) Conselhos Tutelares de kits com veículo, computador, impressora, bebedouro, tendo o Municipio e o Conselho Tutelar a obrigação de, por exemplo, utilizar a plataforma Sipia Web, que constitui-se em facilitador para atuação em rede e na proteção integral.
As informações solicitadas para adesão ao Programa e recebimento dos Kits deram-se de forma coletiva, centralizando na Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza – SEMPS, através da Fundação Cidade Mãe a sistematização destas, uma vez que os dados da última eleição, devido a gestão da Secretaria ser nova, estarem consolidados no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador.
Surpreende-nos a informação, sem registro oficial, que a Ministra Maria do Rosário, da SDH assinará convênio ou protocolo no Gabinete do Prefeito ACM Neto nesta manhã, “oficializando” o repasse dos kits sem o devido respeito aos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que lutam há décadas por melhorias.
A nossa indignação não se dá pelo não convite ou restrição da “cerimônia” a autoridades selecionadas, a Órgãos selecionados. Dá-se pela utilização de uma luta coletiva por pessoas oportunistas, interessadas em gerar notícias de órgãos ou gestores que não estiverem empenhados ou participando desta luta.
Desejamos e convidamos a todos (as) que desejam contribuir com a defesa de Crianças e Adolescentes, do fortalecimento de Órgãos do Sistema, mas que façam de forma democrática, sem utilizar de métodos ditatoriais ou que visem a promoção individual e isolada.
Informamos que os veículos estão em Salvador já há alguns dias, em processo burocrático para emplacamento e licenciamento, segundo informações da SEMPS e que ficaremos felizes e satisfeitos com o atendimento de Crianças e Adolescentes visando protegê-los de vulnerabilidades que possam ocorrer pela ausência da execução da política e, principalmente, pela fragilidade das ações isoladas por parte de alguns Órgãos. E que estes novos não venham a substituir os atuais. Que sejam acrescentados à frota. Que fortaleçam as ações dos Conselhos Tutelares. Mesmo com 4 (quatro) destes sem sede, funcionando em outros Conselhos.
Esperamos que a nova gestão do Prefeito ACM Neto mantenha as relações dentro do respeito as instâncias, especialmente aos Conselhos Tutelares e de Direitos, pois Criança e Adolescente é prioridade prevista na Constituição e não deve ser tratadas com improviso ou ações que continuem a fragilizar a Rede.
Acreditamos nos compromissos firmados através do Secretário Mauricio Trindade, nas suas visitas aos Conselhos e Eventos Setoriais, de fortalecimento dos Conselhos, instâncias paritárias e necessárias a Democracia.
Não ao oportunismo! Não a ações que levaram Salvador aos piores índices de violações a Crianças e Adolescentes nos últimos 8 anos de gestões desastrosas!

Renildo Barbosa
Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador
Conselheiro Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário